sábado, 15 de janeiro de 2011

Viagem à Saquaíra / Barra Grande

Finalmente o post da viagem!
Bom, a intenção inicial da viagem era ir pra Saquaíra (e fomos) e ficar por lá o tempo inteiro, mas acontece que o lugar não era o que esperávamos.
Todos os lugares que passamos, tiramos fotos e passeamos ficam na Península de Maraú, no sul da Bahia.
Ao final do post, colocarei um mapa pra vocês se localizarem melhor.
Pra ver as fotos da viagem e saber mais, clique aqui embaixo.

  • Bom, saímos de nossas casas com as bagagens e barracas nas costas, com um só destino na mente: Saquaíra. Lugar paradisíaco, que tinhamos ouvidos maravilhas sobre. Marcamos de nos encontrar às 5h da manhã, mas como bons baianos, nos atrasamos e saímos perto de 6h da manhã, fomos pro Comércio (bairro comercial - sério?! - de Salvador onde ficam as lanchas pra atravessar pra Ilha) e pegamos a lancha pra Mar Grande (Ilha). A travessia dura cerca de 40 minutos e foi bem tranquila, de lá (Mar Grande) pegamos uma espécie de van pra ir pra Ilha de Camamu.
  • Chegamos a Ilha de Camamu, depois de mais de 3h de viagem. Rodamos um pouco na Ilha, que era bem grande (comparada as outras), tinha "centros comerciais", bancos etc. Compramos algumas coisinhas que esquecemos de levar e, rodando por lá, encontrei esmalte Ludurana (marca que não vendia em Salvador, até então, mas ouvi dizer que já chegou por aqui), trouxe um só porque não tinha dinheiro trocado e o moço da farmácia não tinha troco. Depois de um breve passeio, pegamos uma balsa pra Barra Grande.



  • Depois de 1h e 30m de travessia com a balsa, chegamos a Barra Grande. A primeira impressão do lugar foi simpática, mas logo logo começaram a nos tratar com outsiders (cobrando preços de "gringos") e a história começou a ficar feia. Queriam cobrar cerca de 150 reais pra nos levar à Saquaíra. Obviamente, recusamos e, depois de alguma negociação, fechamos tudo por 70 reais. Olha como a coisa muda de figura quando percebem que o "consumidor" não é otário. Bom, pegamos a estrada pra Saquaíra.
  • Pegamos cerca de 40 minutos de estrada (e muita poeira) no caminho pra Saquaíra.

  • No caminho, passamos pela Lagoa Cassange, água limpinha e a lagoa bem conservada.

  • Então, depois de 40 minutos de poeria na cara viagem, chegamos em Saquaíra. A primeira impressão foi de um ilha remota (o que a gente já imaginava) e com belas praias. Então, montamos as barracas, fizemos nosso almoço/jantar e ficamos por ali, jogando dominó, bebendo um pouco. Dormimos cedo, devido o cansaço da viagem. 
       
  • No dia seguinte, acordamos cedo e fomos passear pela praia. Ouvimos dizer que se andássemos pra esquerda iríamos chegar em um lugar chamado Taipú de Fora, onde encontraríamos piscinas naturais e uma bela paisagem. Nos avisaram que era um pouco longe e nos prepraramos pra 1h de caminhada.

  • Fomos caminhando e caminhando e caminhando, nada de piscinas naturais, nada de praia bonita, nada de gente na praia, nada de nada. Fomos caminhando meio que sem rumo, à procura d'uma alma viva pra nos dar qualquer informação. Quando encontrávamos alguém perdido no meio do caminho, nos diziam pra continuar seguindo que encontraríamos as tais piscinas.
  • Continuamos caminhando. Continuamos caminhando. Continuamos caminhando e nenhum sinal de uma praia mais bonita ou de algo minimamente diferente.

  • Depois de tanto andar, resolvemos parar pra tomar um banho de mar. O cansaço já estava tomando conta de todo mundo e já estávamos todos irritadiços  e em silêncio. Até que resolvemos parar e tomar um banho de mar pra renovar o humor e as energias.
  • Depois de uma breve parada, continuamos a caminhada. Encontramos essas pedras aí e, antes delas, um casa onde um senhor nos informou que as piscinas estavam bem pertinho. Não foi bem assim, mas continuamos a andar.

  • Caminhamos por cerca de 4 horas, perdemos a manhã inteira e chegamos ao lugar onde teria as tais piscinas. Porém, estávamos com tanta sorte que a maré estava alta, as piscinas encobertas, o mar gelado e a cerveja cara (hehehe). Paramos numa barraca de praia, comemos umas besteirinhas, tomamos banho de mar e descansamos.
  • Quando mergulhávamos, conseguíamos ver o contorno todo das pedras, percebíamos que a água era cristalina - tudo parecia ser absolutamente lindo.

  • Voltamos pra Saquaíra e descobrimos que caminhando na direção contrária, na praia, iria demorar umas 4h pra encontra algo interessante também. Decidimos sair dali, o lugar era vazio e as praias nada interessantes. Nos preparamos pra voltar pra Barra Grande no dia seguinte.  
  • Como somos pessoas precavidas (e bêbadas), resolvemos deixar as câmeras bem guardadas na noite do Reveillon. Curtimos bastante e no dia primeiro de janeiro fizemos um passeio de barco, regrado a sono e uma pitada de ressaca. A primeira praia que visitamos foi a Ilha da Pedra Furada, onde só tinha pedras, onde eu furei meu pé em quatro lugares diferentes e onde não vi nada demais. Não sei se foi porque o meu humor não estava dos melhores, mas achei o lugar bem sem graça. 

  • Saímos da Ilha da Pedra Furada, voltamos pro barco e fomos pra uma outra praia, chamada Ilha de Goió. A praia era mais ou menos e estava lotada, então ficamos no bar, dando um tempo. O lugar era bem legal pra tirar fotos e até tirei essa "metafoto" - coisa de gente besta. :D

  • Depois fomos pr'uma ilha chamada Sapinhos, muito simpática, que era repleta de restaurantes de comida baiana. O restaurante era super baratinho e nos acabamos de comer, comi gaiamun e depois uma moqueca de camarão deliciosa. Uns amigos pediram moqueca de peixe. Enfim, nos esbaldamos.

  •  Voltamos pra casa, tivemos uma boa noite de sono e, no dia 2, logo pela manhã retornei pra Salvador com gostinho de quero mais.
Essa foto acima é da praia de Barra Grande, visual do melhor bar do lugar, chamado Deck.

Beijos e bom final de semana,

Um comentário:

  1. ola... encontrei seu blog por acaso..
    eu adorei seu post.
    simplismente quem vai a essse lugar quer sempre repeti a visita...

    foi um prazer ler seu post
    bom dia.

    ResponderExcluir