terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cuidados com a cutícula


Antes de falar como cuidar das cutículas, devo explicar o porque não retirá-las. Aqui no Brasil - não sei porquê, mas deve haver alguma explicação histórica - existe o costume de retirar as cutículas completamente. A maioria das mulheres só consideram que as unhas estão bonitas e bem feitas quando as cutículas não estão ali, até forma uma espécie de "buraco" entre a unha e a cutícula. Mas, então, por que mudar um costume que é tão nosso? Afinal de contas, é só uma pele pequeninha. Nessa foto ao lado, pode-se ver a minha cutícula hidratadinha e mantida bem distante do alicate, a pele está fininha (quase transparente) e bem comportada. 
Se você retira suas cutículas, a esse ponto do post deve estar pensando: "Ok, parabéns, suas cutículas não são feias. Mas qual é o problema de eu retirar as minhas?". Bom, existem alguns problemas, muitos relacionados a saúde.
A maioria das meninas fazem as unhas nos Salões de Beleza, onde os utensílios (como alicate, palito, lixa etc.) são "comunitários". Alguns salões não têm esterelizadores ou estufas e, se alguém infectar o alicate, você pode vir a contaminar outra pessoa. Outros salões, mais preocupados com a saúde de suas clientes, têm kits de palito de laranjeira, lixas e luvas e botinhas com amolecedor de cutículas/hidratante individuais e descartáveis, além de estufas adequadas para a esterelização completa. Mas, mesmo assim, isso não evita os famosos "bifes" - que são porta de entrada para infecções. Quem faz unha em casa, provavelmente não tem estufas esterelizadoras e utiliza o mesmo alicate há bastante tempo, instrumento esse que está exposto a bactérias o tempo inteiro. Ainda tem aquelas que além de fazer em casa, com o mesmo alicate não-esterelizado há muito tempo, ainda o divide com a mãe/irmã/tia etc - intensificando os riscos.
Ao retirar as cutículas, a mulher corre risco de desenvolver a Paroníquia - infecção superficial da pele ao redor da unha, muito comum. Habitualmente a paroníquia resulta de um trauma da região, como morder ou palitar a unha, ou da manipulação, corte ou afastamento da cutícula.

A cúticula funciona como uma espécie de "capa protetora". Cúticulas hidratadas e saudáveis auxiliam no crescimento forte e rápido da unha. Além de, na minha opinião, a manicure ficar melhor acabada. Eu simplesmente não consigo limpar os cantinhos direito de unhas sem cutículas, fica um buraco estranho e não faz o formato arrendondado correto na base da unha.

Ao parar de retirar a cutícula você economiza mais ou menos 40 minutos na hora da manicure (pé e mão). E, se tiver paciência e 1% de coordenação motora, pode aprender a fazer a unha em casa e economizar dinheiro também. Muita gente acha que a unha só fica bem acabada quando feita no salão, isso não é verdade. Com um pouco de prática você mesma pode fazer com que as pontinhas dos seus dedos fiquem lindas. Não lembro a última vez que fui ao salão pra fazer as unhas e ando sempre recebendo elogios por aí.
 Bom, se até agora você não se convenceu a parar de tirar as cutículas, tenta pelo menos não tirar tão fundo. Ir retirando só o excesso, pra evitar bifes e contaminações.

Mas se você foi convencida a parar ou já não tirava a cutícula, vou mostrar agora como faço pra mantê-las em ordem.

Pra manter as cutículas no lugar, finas e transparentes a chave é: HIDRATAÇÃO. Assim, como você hidrata a sua pele, seu cabelo etc., sua cutícula também precisa ser hidratada para se manter saudável e comportada.

Vamos a lista de produtos.



Cera Nutritiva Unhas e Cutículas

A famosa cerinha da Granado já apareceu aqui no blog. Ela hidrata não só as cutículas, mas também as unhas. Tem um cheiro suave e a consistência um pouco dura demais (nada que impeça a  utilização). Tem a vantagem de ser pequena, cabe em qualquer lugar e não sai da minha bolsa. Essa cerinha pequeninha faz um milagre bom, principalmente pra quem está começando a parar de tirar as cutículas, não deve dispensá-la, pois o resultado é visível em pouquíssimo tempo. Eu não vou mentir que só a uso uma vez por dia e olhe lá, porque as minhas cutículas já estão domadinhas e o meu trabalho de hidratação é só pra mantê-las. A cerinha custa por volta de 13 reais e super vale a pena.


Bepantol


Bepantol é uma pomadinha muito conhecida pela galera que tem tatuagem, ela é usada no processo de cicatrização pois tem em sua fórmula a substância chamada dexpantenol que intensifica a regeneralização da pele, além hidratá-la. Por isso é um poderoso aliado pra manter nossas cutículas no lugar. Por ser uma pomada, tem a consistência mais grossa e faz meleca na hora de passar. Mantenho em casa ao alcance da mão, quando posso ficar com a mão um pouco melada, aplico. E aplico também todos os dias antes de dormir, massageando bem a área da cutícula. Custa por volta de 10 reais e a considero indispensável.
Como a minha pomada está toda amassada, peguei uma foto do Google Images.


Caneta com Óleo Hidratante
Esse canetinha é super prática e barata. O óleo dentro da canetinha contém extrato de pêssego, extrato de manga, cálcio, óleo de açafrão e um complexo vitamínico que nutre e protege as cúticulas e unhas. Por ser em formato de caneta, a aplicação é prática e sem sujeira - o óleo é rapidamente absorvido pela pele. Essa sim, não sai da minha bolsa e uso toda vez que lembro - de 2 a 5 vezes por dia. Você pode comprar facilmente no eBay: 6 canetas por cerca de 12 reais.



Removedor de Esmaltes

Removedor de esmaltes? Sim!!! Substituir a acetona por removedor de esmaltes é um passo importante pra saúde das pontinhas dos dedos. A acetona resseca as unhas e cutículas enfraquecendo toda matiz ("raiz") da unha. É um substituição simples e fácil de fazer. Tem muita gente que pode reclamar porque o removedor é um pouco mais caro que a acentona, isso é verdade - mas vale a pena. E se você não quiser, ou não puder, fazer esse mudança aqui vai uma dica pra atenuar os efeitos colaterais da acetona: Compre Óleo Mineral ou Glicerina Líquida e substitua 20% da sua acetona por um desses produtos, misture bem antes de usar.  

É importante lembrar que tudo isso que eu falei também vale pras cutículas do pé. Óbviamente que eu não ficoi hidratando a cutícula dos meus pés quando estou na rua, mas todos os dias antes de dormir passo Bepantol neles.

Bom, meninas... Esses são minhas dicas e meus cuidados diários com relação às unhas e cutículas. É claro que tenho outro produtos específicos, mas não fazem parte da minha rotina e não são de importância significativa. Exceto um que quero demonstrar todo o processo em um outro post, que é o Cuticle Remover da Sally Hansen - um verdadeiro salva vidas cutículas.

Espero que o post tenha ajudado e qualquer dúvida ou dica de produto (afinal, conhecer coisas novas sempre é bom) é só comentar que eu respondo.

Beijos,
@lory_sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário